Professor de Escola Estadual de Tauá, representa o Ceará na 5ª edição da Escola Sirius no CNEPM em Campinas-SP

26 de julho de 2023 - 19:18

Texto e fotos: Prof. Alexandre

O professor de Biologia e mestre em Biotecnologia, Alexandre Lopes Andrade, da Escola de Ensino Médio Maria das Dores Cidrão Alexandrino, do município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, foi selecionado para representar o estado na 5ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2023). O encontro ocorreu na semana passada (de 17 a 21 de julho), em Campinas/SP no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Participaram da seleção para o ESPEM 2023, 349 professores nas áreas de Biologia, Física e química de todo o Brasil, e apenas 40 foram selecionados. A seleção levou em conta os currículos dos professores, participação em Programas de Iniciação a Docência como o PIBIB, participação em olimpíadas (OBA, OBMEP, ONC) e também artigos publicados.

A programação aconteceu no Sirius, o acelerador de partículas brasileiro de 4ª geração, um dos três que existe no mundo e contou com aulas expositivas sobre a fonte de luz Síncrotron, introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz Síncrotron, à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. O programa ainda contou com seminários em diversos temas e diferentes áreas, que foram contextualizados com o cotidiano, e dicas de como transpor o conhecimento científico em sala de aula.

Ainda de acordo com o prof. Alexandre, os professores participantes da ESPEM 2023 também tiveram a oportunidade de visitar alguns dos laboratórios mais importantes para a pesquisa científica no Brasil, como o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBr).

Por fim o prof. destacou a oportunidade que teve de ouvir e dialogar com os principais cientistas de nível de excelência do país, e se sentiu estimulado a desenvolver projetos científicos no ensino médio com foco nas potencialidades do estado do Ceará, e em especial na sua escola de atuação.

 O evento foi realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).