Arneiroz

 

Arneiroz significa terreno estéril ou arenoso. O termo – que dá nome ao povoado, à vila e ao município – é proveniente da denominação de uma antiga freguesia de Portugal.

 

História da Cidade

 
Arneiroz recebeu este nome de uma antiga freguesia de Portugal, no Conselho de Lamego, distrito de Viseu, Províncias de Traz-os-Montes e Alto Douro. No início do século XVIII formou-se no sertão dos Inhamuns um agrupamento de índios da tribo Jucás, missionadas por um padre, porém com resultados de tal maneira funestos, que se viu obrigado a fazer a transferência de parte do agrupamento para Baturité e Crato, onde haviam outras missões.
 
Apesar da dispersão o aldeamento não se desfez totalmente e nele passaram a dominar elementos da família Feitosa que se tornou, mais tarde, proprietária da região.
A origem do topônimo Arneiroz, segundo Florival Serraine é o plural do diminutivo medieval Arneiroz (corruptela de arenaríola), palavra fora de uso em Portugal. Segundo alguns léxicos a palavra Arneiroz é um vocábulo que significa “terreno arenoso” e estéril.

 

Os índios Jucás que viviam às margens do rio Umbuzeiro, afluente do rio Jaguaribe, foram aldeados e catequizados por iniciativa do Pe. José Bezerra do Vale, que vinha da cidade de Recife para prestar serviços de acompanhamento as comunidades, rezar missas, realizar casamentos, batizados e, posteriormente, catequizar.

 

No Século XVIII, através das sesmarias os fazendeiros de gado chegaram a região e intensificaram a criação do rebanho bovino. O centro de referência desta sesmaria foi uma lagoa onde habitualmente os criadores de gado davam de beber aos seus rebanhos e desta forma surgiu o centro urbano.

 
 

Mapa do Município e Gestão 2021/2024

 
 

some text

Hino do Município

 
 

Site do Município

 
 

Prefeito

Antônio Monteiro Pedrosa Filho

 
 

Secretário da Educação

Anderson Luiz Fernandes da Silva

 
 

Matrícula Escolar

Rede Estadual: 345

Rede Municipal: 1882

Fonte: SIGE Escola, acesso em: 29.09.2021

 
 

Escola Estadual

EscolaINEPEndereçoRotas
EEMTI Maria Dolores Petrola23105828Rua Raimundo Nonato, S/N - CentroVer