PCCE realiza palestra sobre cyberbullying para estudantes da EEMTI Maria José Coutinho

5 de abril de 2024 - 13:06

Com o intuito de promover a conscientização do respeito e o desenvolvimento do sentimento de empatia entre os jovens, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, na manhã desta quinta-feira (4), uma palestra sobre bullying e cyberbullying. A roda de conversa aconteceu em uma escola da rede estadual, no município de Quiterianópolis, pertencente à Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado.

A palestra ocorreu com a colaboração da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 15 (Crede-15), os profissionais das áreas de segurança pública e da educação conversaram com jovens de 12 a 16 anos. Na ocasião, os estudantes foram orientados sobre o uso de ferramentas digitais como forma didática.

Durante o encontro, os policiais civis alertaram os adolescentes acerca do uso indevido do meio digital para promover bullying entre os colegas. “A palestra teve finalidade repassar orientações e conscientizar os jovens a não promover o bullying com seus colegas”, explicou o delegado titular da Delegacia Regional de Tauá, Danilo Távora.

O baixo rendimento escolar, alterações extremas de humor e ausência na escola, podem ser sinais de que o estudante esteja sendo vítima de bullying. Entre as consequências, segundo, estão o distanciamento dos colegas, perda da confiança, depressão e insegurança.

“A conscientização e o combate ao bullying e cyberbullying perpassam o desenvolvimento do sentimento de empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e imaginar seu sofrimento, pois cuidando uns dos outros, podemos compartilhar de em um lugar mais gentil e acolhedor para todos”, finalizou  o delegado.

Fonte: Polícia Civil do Estado do Ceará