Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: conceitos e práticas
11 de junho de 2010 - 03:00
Em tempos de tantas transformações e discussões para estabelecer uma Educação para Todos, o acesso à educação de qualidade é prioridade e não poderia ser negado a uma parcela da população que apresenta algum tipo de limitação.
Apesar de todos os esforços para garantir o atendimento, são inúmeras as barreiras pedagógicas e socias que impedem o efetivo processo de inclusão dos educandos por meio da educação especial no ensino comum, de forma igualitária e digna.
O consenso mundial reflete a configuração de novas linhas de ação inspiradas no princípio de inclusão e reconhecimento da “existência das diferenças” e nas inúmeras possibilidades de assegurar “uma escola de qualidade para todos”.
Diante do exposto, a 15ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE de Tauá, está realizando uma formação cujo tema é: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: conceitos e práticas, objetivando discutir um roteiro de informações básicas sobre conceitos, características, atendimento e orientações práticas de como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiências nos diversos segmentos sociais. Pretende-se que haja ampla divulgação das discussões realizadas e que cada pessoa, grupo social, unidade escolar, ao recebê-las, se envolva criando propostas e estratégias integradas que assegurem a todos sem discriminação, o direito à cidadania.
A formação continuada terá a carga horária de 100 horas aulas, com 10 encontros presenciais, onde serão abordados temas relevantes na área de Educação Especial. Sendo o público alvo Professores da Rede Estadual de Ensino da abrangência da 15ª CREDE – Tauá, tendo como Professor formador Alexandre Ribeiro da Silva, especialista em Psicopedagogia/UVA e Atendimento Educacional Especializado/UFC.
Apesar de todos os esforços para garantir o atendimento, são inúmeras as barreiras pedagógicas e socias que impedem o efetivo processo de inclusão dos educandos por meio da educação especial no ensino comum, de forma igualitária e digna.
O consenso mundial reflete a configuração de novas linhas de ação inspiradas no princípio de inclusão e reconhecimento da “existência das diferenças” e nas inúmeras possibilidades de assegurar “uma escola de qualidade para todos”.
Diante do exposto, a 15ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE de Tauá, está realizando uma formação cujo tema é: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: conceitos e práticas, objetivando discutir um roteiro de informações básicas sobre conceitos, características, atendimento e orientações práticas de como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiências nos diversos segmentos sociais. Pretende-se que haja ampla divulgação das discussões realizadas e que cada pessoa, grupo social, unidade escolar, ao recebê-las, se envolva criando propostas e estratégias integradas que assegurem a todos sem discriminação, o direito à cidadania.
A formação continuada terá a carga horária de 100 horas aulas, com 10 encontros presenciais, onde serão abordados temas relevantes na área de Educação Especial. Sendo o público alvo Professores da Rede Estadual de Ensino da abrangência da 15ª CREDE – Tauá, tendo como Professor formador Alexandre Ribeiro da Silva, especialista em Psicopedagogia/UVA e Atendimento Educacional Especializado/UFC.
