I Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
8 de novembro de 2010 - 03:00
Durante os dias 03, 04 e 05 de novembro foi realizado no Centro de Convenções do Praiano Palace Hotel, em Fortaleza, o I Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Esse evento, promovido pela SEDUC, contou com a participação de representações dos Conselhos Escolares Municipais, técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SME) e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE).
O encontro proporcionou diversas palestras, sempre tendo como base a função e a importância dos conselhos escolares para a conquista do desenvolvimento e qualidade da educação. A primeira palestra ministrada pelo coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, José Roberto Ribeiro Júnior, abordou toda a legislação pela qual é pautada a criação e o trabalho dos conselhos escolares. Já as palestra seguintes ressaltaram o significativo papel de mobilização, deliberação, consulta e fiscalização dos conselhos escolares quanto aos diversos documentos que norteiam o trabalho da escola como: Projeto Político Pedagógico (PPP), PDE- Escola e Regimento Escolar sendo importantes instrumentos para a concretização da autonomia da escola.
As experiências compartilhadas pelos diversos conselhos que compareceram ao evento mostrou o quanto é indispensável a atuação dos conselhos escolares dentro das nossas escolas, pois ele descentraliza as decisões fazendo com que todos que formam esse corpo decidam e atuem para a melhoria do nosso ensino, pois como salienta Leonardo Boff “O que concerne a todos deve ser decidido por todos”. Cada membro que compõe o conselho escolar deve estar consciente da sua função e da importância que ela representa para o crescimento do grupo e consequentemente da escola.
Precisamos despertar os nossos conselhos para uma participação ativa e que não se restrinja apenas ao campo financeiro, mas também as esferas administrativa e pedagógica levando nossas escolas a desenvolverem uma gestão democrática, reconhecendo o insubstituível papel que a família e a comunidade tem para o crescimento da educação.