A 15ª CREDE participa do V Congresso Internacional em Avaliação Educacional

19 de novembro de 2010 - 03:00

A avaliação esteve em foco nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2010 no Marina Park Hotel  onde aconteceu o V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Esse evento contou com a significativa representação de 20 Estados brasileiros e 03 países, destacamos entre esses a simbólica presença  da equipe da 15ª CREDE com sua Coordenadora, Marluce Torquato Lima Gonçalves, o Supervisor do NRCOM, José Wilton Gonçalves Martins e o Professor Multiplicador do NTE, José Juracy Mota Lima.
A sua programação estava pautada em ricos momentos de exposição de ideias, debates e experiências exitosas. De início houve a apresentação de 05 palestras de renomados escritores da área de avaliação: Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman, Isabel Cappelletti, Glória Ramalho e Maria Eugénia Ferrão. Além disso, ainda foram ofertados mini-cursos, mesas-redondas de discussão sobre o tema e espaço para a apresentação de trabalhos, na forma de comunicação oral e pôster, onde tivemos a satisfação de observar a exposição pela equipe da SME de Tauá do Sistema de Avaliação Municipal do Ensino de Tauá (AMET).
O AMET tem por objetivo diagnosticar a aprendizagem dos alunos, explorando as possibilidades de intervenção das escolas, diagnosticando os seus índices de aprendizagem e os progressos ou falhas do seu ensino, visa também acompanhar o sistema educacional na melhoria da qualidade de sua educação. Esse sistema de avaliação possui uma célula para avaliar os seus resultados, composta pelos professores Feitosa Lima Neto, Geandra Claúdia Santos e Deuzanira de Lima que estiveram presentes no V Congresso Internacional de Avaliação Educacional para expor sua exitosa experiência quanto ao AMET.
Diante de um evento de tamanha relevância notamos a indispensável função que a avaliação contempla ao diagnosticar os avanços que o nosso ensino vem obtendo e o que ainda precisa melhorar para que nossa educação seja de qualidade para todos.
Deixo para reflexão uma belíssima citação que expõe o poder que o processo avaliativo possui:
Avaliação: um instrumento de poder…
Poder de mudar…
Poder de renovar…
Poder de buscar novas alternativas…
E acima de tudo, de acreditar no ser humano. De acreditar no poder da flexibilidade humana que significa ser capaz de mudar, de criar, de permitir uma mudança de pensamento e consequentemente uma mudança de atitude.

JoseleTeixeira e Liliane Nunes

 
{morfeo 20}