Microcentro do Programa Escola Ativa em Quiterianópolis
1 de julho de 2011 - 03:00
O último microcentro do 1º semestre do ano letivo de Quiterianópolis ocorreu no dia 10 do mês de junho, contando com a presença da professora multiplicadora Débora Cavalcante, 09 professores pertencentes ao programa Escola Ativa, alguns coordenadores pedagógicos e a supervisora regional do referido programa.
O encontro teve como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas as classes multiseriadas, buscando a melhoria da aprendizagem dos alunos do município.
De início 03 escolas (São Pedro, Pombo e São Gonçalo) apresentam experiências realizadas em suas salas que estimulam a leitura, a escrita e a contagem. Os professores através de cartazes, fotos e do seu discurso faziam a exposição de suas turmas. Assim fica visível o seu quantitativo de alunos e se a professora aplica ou não a metodologia que o Programa Escola Ativa orienta.
Essa foi uma chance oportuna de observar como foi a aplicação dos jogos educativos de matemática confeccionados no microcentro anterior, verificando se atingiram os objetivos propostos, como foi desenvolvido a atividade e se os alunos atingiram a assimilação desejada.
Após esse momento prático seguiu-se para os princípios que norteiam a educação do campo discutindo a sua metodologia de ensino, quais os seus objetivos e as dificuldades encontradas durante o seu desenvolvimento. A partir desses pontos os professores iniciaram a conversa sobre o que passam em suas salas fazendo uma troca de experiências, dificuldades e sugestões de atividades para melhorar o seu ensino.
Para concluir o microcentro foi questionado a produção das monografias de cada comunidade como uma forma de interação entre escola, família e comunidade. Elementos imprescindíveis para o crescimento e êxito da educação.