NRCOM participa das Formações da Editora Aprender

4 de julho de 2011 - 03:00

 

No mês de junho a equipe do NRCOM da 15ª CREDE se revesou para participar das formações da Editora Aprender. Esse acompanhamento foi feito nos municípios de Parambu, Tauá, Arneiroz e Quiterianópolis que recebem mensalmente formações da referida editora para seus professores e coordenadores.

Os professores do 2º ano além de receberem as formações do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) ainda contam com o apoio de uma editora, escolhida por seu município, que trabalhará com os mesmos metodologias e atividades que auxiliem os alunos na leitura e escrita.

As formações são divididas em dois dias, onde o primeiro é direcionado para os coordenadores pedagógicos orientando como deve ser o acompanhamento pedagógico das turmas. Já o segundo dia  é destinado aos professores. De início é feito uma explanação de como está sendo a aplicação das orientações  repassadas nas salas de aula, como está sendo a aceitação e os resultados dos alunos. Esse momento permite diagnosticar até onde as formações podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

O momento de estudo teórico acontece no primeiro momento, onde o texto estudado foi Ler e Aprender Matemática de Kátia C. S. Smole e Maria Ignez Diniz apresentando sugestões de como trabalhar a matemática com as crianças de uma forma interativa e prazerosa, fazendo com que as crianças aprendam cada vez mais cedo como a matemática está inserida no seu cotidiano e como resolver as situações problemas que elas encontram na escola ou em casa.

Após esse momento de estudo as formadoras fizeram um momento de relação entre teoria e prática, onde depois da reflexão do texto os professores interagiram com alguns jogos que permitem a aplicação de alguns conteúdos de matemática.

A avaliação desses momentos permite que os professores possam opinar por novas orientações que estão carecendo no seu cotidiano escolar. Apesar das diversas dificuldades encontradas todos estão comprometidos em melhorar o ensino e aprendizagem da região dos Inhamuns.