EEEP Mons. Odorico promove formação mensal para seus professores

15 de março de 2012 - 03:00

 

Por entender que os professores precisam estar em processo contínuo de formação para poderem enfrentar os desafios da escola contemporânea, o Núcleo Gestor da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade – sediada em Tauá vem realizando mensalmente, momentos de formação para seus professores, objetivando potencializar cada vez mais os educadores para o fazer pedagógico inovador, para a busca de novas metodologias para uma efetiva práxis docente.

Nesse sentido, os encontros de formação acontecem mensalmente e os temas estudados partem da necessidade dos educadores.

Segundo a Coordenadora Pedagógica  Juvenília Bezerra – nesta quinta – feira, 15 de março, à partir das 15h, todo o Núcleo Gestor, Professores, Regentes de Laboratórios/ Multimeios, Coordenadores dos Cursos de Administração, Agropecuária, Enfermagem e Orientadores de Estágio estarão reunidos estudando sobre os temas: Integração Curricular e Pedagogia de Projetos.

Na oportunidade, os professores Pedro Lima e Heudo Gonçalves apresentaram dois projetos realizados na EEEP, quais sejam:

•    Projeto “Esquecidos” que tem como meta inicial a inserção social de pessoas que estão à margem da sociedade e que por um motivo qualquer não são notadas.  Além disso, visa o acesso das mesmas à alimentação, à educação e à cultura, três fatores que acreditamos serem as forças motrizes para o impulso de qualquer nação. O projeto abrange quatro campos sociais: População de Baixa Renda, Menores Infratores, Deficientes Visuais e Terceira Idade.
Conheça mais sobre o projeto através do site: http://www.projetoesquecidos.com.br

 

•    Projeto PIBID – que é uma iniciativa da CAPES desenvolvida pela UECE em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Esta ação tem como objetivo incentivar a formação de professores para a educação básica, proporcionando a participação em experiências metodológicas e tecnológicas inovadoras e interdisciplinares, valorizando o magistério e contribuindo para a integração entre educação superior e educação básica mediante a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de ensino. Orientada por este fim, a proposta do PIBID UECE, intitulada “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa”, eleger como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos com os fazeres característicos do trabalho docente no cotidiano escolar e seus dilemas.

Este é um trabalho de colaboração entre pares: professores coordenadores de área (Elane Guerra – UECE), professores supervisores (Pedro Lima – EEEP) e os alunos bolsistas de iniciação à docência, todas estão inseridas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no CECITEC/UECE.

As ações deste projeto são totalmente voltadas à pesquisa da atividade docente, dentre elas: acompanhar o dia-a-dia do professor em sala de aula; desenvolver aulas de Biologia com foco nas atividades lúdicas e dinâmicas; desenvolver materiais de baixo custo; realizar oficinas, palestras e seminários e também desenvolver trabalhos para a exposição em eventos externos.

 

   DSC03871