EEM Maria das Dores C. Alexandrino é destaque com o Projeto Círculos de Leitura
15 de julho de 2015 - 13:57
O projeto Círculos de Leitura foi iniciado na EEM Maria das Dores Cidrão Alexandrino no final do ano de 2013. Inicialmente, foi realizado um momento de sensibilização com toda a escola, para explanação e utilização da metodologia executiva de leitura em círculos, realizados por monitores do projeto que estudavam na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, que apadrinharam a escola nesta ação educativa. Na oportunidade, foram escolhidas as alunas Letícia Karen Pereira Araújo e Fernanda Paula Pereira, que acompanhadas da professora Geruza Verônica Oliveira Almeida, participaram da apropriação metodológica do projeto Círculos de Leitura. Através da obra “Fernão Capelo Gaivota”, os alunos foram motivados a aderir aos momentos de leitura, tendo sido formados dois grupos de 10 alunos em cada turno. Os encontros aconteciam semanalmente, sempre após o horário da 5.ª aula, nos turnos manhã e tarde.
Ao longo do ano de 2014, devido ao sucesso do projeto, os dois grupos iniciais multiplicaram-se outros quatro. Atualmente, há seis grupos com um total de 48 alunos. No mês de abril, como comprovação exitosa do projeto na escola, a coordenação nacional do projeto Círculos de Leitura, com sede em São Paulo, selecionou 11 alunos do estado do Ceará para participarem de formação na capital paulista e a aluna Fernanda Paula Pereira, competente multiplicadora e incentivadora do projeto na EEM Maria das Dores Cidrão Alexandrino, foi a única representante das escolas regulares do estado do Ceará a participar desse momento ímpar de troca de experiências e maior aprendizagem sobre o projeto.
Os Círculos de Leitura buscam apoiar o jovem no desenvolvimento de sua identidade, cidadania e relacionamento com a comunidade. A leitura e o debate em grupo criam um espaço para adolescentes que querem compartilhar experiências e ampliar o universo de conhecimento através das palavras e do vínculo com o outro. Esta feliz iniciativa tem se ampliado com sucesso na escola, envolvendo outros estudantes e fortalecendo o ato da leitura como ferramenta imprescindível para a melhor formação dos nossos jovens cearenses.