EEEP Monsenhor Odorico realiza Aula de campo em fábrica da ANIGER em Quixeramobin-Ce.

24 de março de 2017 - 14:57

No dia dezessete de março de dois mil e dezessete, a turma de administração do terceiro ano “A” da Escola de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade realizou uma aula de campo na cidade de Quixeramobim-Ceará, mais especificamente na empresa de Calçados Aniger, onde atua no ramo calçadista e seu principal cliente hoje é a marca americana Nike.

 

O objetivo da visita técnica é complementar e agregar valor de conhecimento das disciplinas dadas em sala de aula, mais especificamente a disciplina de estratégia de produção. Foram verificados na prática, a aplicação conceitual de temas como a produção, processos, input, lead time, output, sistema Toyota de produção e outras técnicas de desenvolvimento e transformação da matéria-prima. Além de terem a oportunidade de conhecer e compreender o real funcionamento e processamento de uma empresa fabril, puderam acompanhar de perto todo o sistema logístico (Suprimento físico, logística de produção, distribuição física e logística reversa) que foi outro ponto a ser abordado, onde acompanharam desde o recebimento da matéria prima até a expedição dos lotes.

 

Os alunos aprenderam o fluxograma do processo calçadista, passando por todas as etapas de fabricação de um sapato. Tivemos também nessa visita, a oportunidade de conhecer na Escola Profissional Dr. José Alves da Siqueira de Quixeramobim, um projeto exitoso de mini-empresa, coordenado pela professora de filosofia e sosiologia Édna Ferreira e assessoriado pela empresa Junior Achivement. Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Estimulando assim nos alunos a criatividade e o incentivo de produção de novas idéias.

 

Queremos agradecer o apoio da CREDE 15 e da COEDP/SEDUC para realização deste momento rico de aprendizagem, com intercâmbio entre duas EEEPs e construção de conhecimentos.