CREDE 15 realiza encontro – Escola: espaço de reflexão.

31 de maio de 2017 - 19:38

 

Escola: Espaço de Reflexão é uma iniciativa da Secretaria da Educação que busca mobilizar as escolas públicas da rede estadual na promoção do diálogo crítico entre alunos, professores, gestores, funcionários e pais sobre temáticas que consideram, sobretudo, os direitos humanos. Sua programação se propõe a apoiar a organização de atividades escolares que tenham a finalidade de incentivar, debater e vivenciar as diferentes visões de mundo, de modo a estimular o respeito ao outro.

 

Partindo do global para o local, o encontro teve sua etapa estadual ocorrida ainda em maio deste ano, no Hotel Porto D’Aldeia, em Fortaleza, contando com a participação da Coordenadora da CREDE 15, Erenice Barros; do Coordenador Regional do PPDT, Gilmar Costa; do Diretor da EEMTI Lili Feitosa, João Filho; da professora da EEM Maria das Dores Cidrão Alexandrino, Maria do Carmo; e da aluna da EEM Raimundo Adjacir Cidrão de Oliveira, Thalita Santos, que ficaram incumbidos da missão de multiplicar o teor do encontro no âmbito da regional, junto a representantes das 13 instituições escolares que se encontram sob a sua jurisdição.

 

Durante os dois turnos do dia 31 de maio, segmentos distintos foram contemplados com uma programação bastante rica, começando pela palestra central, que versava justamente sobre “A Escola como Espaço de Reflexão”, proferida pela Profª. Drª. Geandra Santos (PPGE-MAE/UECE e CECITEC/UECE). Em seguida, uma mesa redonda sobre “As interfaces do preconceito”, trouxe as contribuições da artista visual e cênica Rebbeca Lima, abordando a transsexualidade; a professora de Arte, Maria do Carmo, que discorreu sobre como visualiza o preconceito na escola; e o aluno do EJA + Qualificação (EEEP Monsenhor Odorico de Andrade), Dionísio, que falou sobre muitas formas de preconceito que já visualizou. O turno vespertino consistiu na realização de duas oficinas temáticas: Gênero e Sexualidade na Escola, ministrada pelas alunas da escola profissional citada anteriormente, Paloma Loiola e Luciélia Lacerda; e Direitos Humanos na ótica da Religião, ministrada pelo Pastor Marcelo, da Igreja Filadélfia de Tauá.

 

O evento culminou na elaboração de propostas de como as escolas deverão trabalhar a verve reflexiva em seu contexto, deixando evidente a motivação dos envolvidos na continuidade deste trabalho.